SECÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O NEGE:

 

  1. Quais são as aptidões consideradas fulcrais para ingressar no Nege UPT (Núcleo de Estudantes de Gestão e Economia da Universidade Portucalense)?
    É essencial que um estudante que tencione ingressar no núcleo apresente determinadas características, tais como, proatividade, determinação, organização, destreza, espirito de equipa e por último, apresentar uma postura de quem ambiciona crescer, quer a nível pessoal quer a nível profissional.
  2. É fácil conciliar os estudos e a participação num órgão estudantil?
    Conciliar os estudos com o Nege UPT pode ser fácil como pode ser um pouco mais trabalhoso, mas para evitar tal situação convém haver uma organização, por parte da pessoa que tencione ingressar para o núcleo, em relação à gestão do seu tempo. Sendo, importante referir que o núcleo prioriza os resultados académicos de todos os elementos e auxilia na gestão de tempo de cada um.
  3. Que atividades irão realizar enquanto órgão estudantil?
    O núcleo tem em vista elaborar diversas atividades tais como voluntariado, seminários, workshops, palestras, cursos, eventos académicos, assim como o estabelecimento de parcerias que visem beneficiar os currículos e “soft-skills” dos nossos alunos.
  4. Posso recorrer ao núcleo caso tenha algum problema associado com a minha gestão de tempo, com os estudos ou outro?
    Em caso de dificuldade em algum aspeto da vida académica, o núcleo disponibiliza prontidão e apresenta propostas de resolução para os problemas colocados.
  5. Qual o papel do Nege UPT perante a Universidade?
    O Nege UPT tem como principal função aproximar e interagir com todos os estudantes de Gestão, Economia e Marketing, com o fim de mostrar aos alunos a importância e a relevância destes cursos tendo em vista a resposta às necessidades dos estudantes e também o desenvolvimento a nível pessoal e profissional dos mesmos.
  6. Qual a vantagem/ benefício de integrar o Nege UPT?
    Fazer parte do Nege UPT é ter vontade de trabalhar, ajudar, evoluir, errar e aprender. No Nege UPT acreditamos que todos tem de ter oportunidades para mostrar as suas capacidades, com vista a alcançar este objetivo, é dado espaço para apreendermos trabalhando em equipa. E, por este mesmo motivo, uma das diversas vantagens de integrar este núcleo é a disponibilidade dos meios que nos fornecem para aprendermos e crescermos enquanto pessoas e evoluir em diversos aspetos que nos serão uteis futuramente no mercado de trabalho.
  7. Quando posso me candidatar ao Nege UPT?
    A fase de candidatura acontece geralmente no início do ano letivo e no inicio do ano civil, o anúncio é feito através das redes sociais e outros meios de divulgação. A candidatura é feita on-line. No entanto estamos disponíveis para analisar candidaturas espontâneas.
  8. Como posso contactar o Nege UPT diretamente?
    Podes entrar em contacto connosco através das nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube) ou do nosso WhatsApp (913 850 272) e por e-mail (nege@upt.pt).

 

SECÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE A UNIVERSIDADE:

 

  1. Quais as provas de Ingresso necessárias?
    Licenciatura em Economia: Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Português;
    Licenciatura em Gestão: Economia, Português ou Matemática;
    Licenciatura em Marketing: Economia ou Português ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  2. No que diz respeito às provas de ingresso é necessário obter alguma classificação mínima e qual é a sua validade?
    Sim, apenas podem ser usados como provas de ingresso os exames em que seja alcançada uma classificação maior ou igual a 95 pontos numa escala de 0 a 200. Os exames podem ser usados no ano em que foram realizados e nos dois seguintes.
  3. Como funciona o sistema de créditos?
    As ECTS, ou seja, os créditos representam o peso de uma cadeira. Por norma uma Unidade Curricular (UC) com mais créditos irá exigir mais esforço e mais horas de estudo. Podemos até referir que 1ECTS corresponde a determinada carga de trabalho que é necessário empenhar na UC, mais concretamente 27 horas de trabalho.
  4. Quantos créditos tenho por semestre e quantos tenho de fazer?
    Normalmente, existem 30 créditos por semestre, mas, no caso de teres alguma UC em atraso irás ter 30 créditos + X créditos da UC (até um limite de 48 créditos por semestre). Para finalizares a licenciatura é necessário fazer um total de 180 créditos.
  5. Quantas faltas posso dar por semestre a cada unidade curricular?
    Nas Unidades Curriculares que possuem avaliação contínua existe limite mínimo de presenças, sendo que este limite varia consoante a UC e pode ser consultado na ficha da mesma no Siupt. Quanto às que possuem avaliação mista estas não possuem limite mínimo de presenças.
  6. Existe alguma bolsa de estudo?
    Sim, na nossa Universidade podes usufruir de quatro tipo de bolsa:

      • A Bolsa de Estudo da DGES, podes concorrer todos os anos se preencheres os requisitos necessários. Podes consultar toda a informação no seguinte link: https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/atribuicao-de-bolsas-de- estudo-estudantes-do-ensino-superior
      • Bolsas de “Mérito Escolar” aos estudantes de cada ano letivo dos cursos do 1º e 2º ciclos de estudos, matriculados no ano letivo com a classificação final mais elevada;
      • Bolsas de “Prestação de Serviços” que permitem aos estudantes a redução do valor mensal da propina, através da participação em atividades da universidade;
      • Bolsas de “Promoção da Qualidade” aos alunos que concluíram o Ensino Secundário com média final não inferior a 16 valores e se matriculem em cada um dos cursos do 1º ano do 1º ciclo de estudos.

    Para te candidates a qualquer uma destas bolsas é necessário que te dirijas à secretaria para te darem informações acerca da candidatura.

  7. Complemento de alojamento
    A Universidade Portucalense não possui residências, mas existe outros tipos de apoio suportados pela DGES para estudantes bolseiros deslocados, como por exemplo o complemento de alojamento.
  8. Quem pode usufruir da época especial de exames?
    Segundo o regulamento pedagógico da UPT estão abrangidos os estudantes finalistas de 1ºciclo, os trabalhadores estudantes, os dirigentes associativos jovens e, em algumas situações específicas, os estudantes que não tenham comparecido à época de recurso.
    Nota: a avaliação das unidades curriculares no período de avaliação especial é final.
  9. Que material de estudo é aconselhável usar?
    Para a preparação das frequências, exames e recurso é aconselhável usar o material fornecido pelos docentes da UC (na plataforma moodle), bibliografia recomendada pelos mesmos (que podes encontrar na FUC) e, se disponível, sebentas na reprografia.
  10. Se reprovar por faltas posso ir a recurso?
    No caso de reprovares por faltas a única via possível para puderes fazer a Unidade Curricular nesse mesmo ano é recorrendo à época de recurso.
  11. Até quando posso anular ou congelar a minha matrícula / inscrição e quais são as consequências disso?
    Não há prazos estabelecidos para anular ou congelar a matrícula.
    Congelar e anular a matrícula têm significados diferentes, enquanto que a primeira opção é uma interrupção dos estudos e é possível reingressar ao curso, na segunda o mesmo não é possível.
  12. Posso efetuar a minha inscrição depois do prazo definido para tal?
    Sim, mas acresce o valor da multa diária de 3,20€.
  13. Qual a diferença entre avaliação contínua e avaliação mista?
    A avaliação contínua tem em consideração uma percentagem mínima de presenças (definida por cada UC) e os diferentes momentos de avaliação na época normal. No caso de em algum momento de avaliação a nota for inferior à nota mínima ou se não forem cumpridas as presenças obrigatórias ou se a média dos diferentes momentos de avaliação for inferior a 9,5 valores a única forma de fazer a UC nesse mesmo semestre é recorrendo à avaliação da época de recurso.
    Na avaliação mista não existe mínimo de presenças obrigatórias e a avaliação é feita nos diferentes momentos de avaliação da UC da época normal e com um exame na época de exames. Se em algum momento de avaliação a nota for inferior à nota mínima ou se a média dos diferentes momentos de avaliação for inferior a 9,5 valores a única forma de fazer a UC nesse mesmo semestre é recorrendo à avaliação da época de recurso.
  14. No caso de faltar a uma aula, como é que a posso justificar?
    No caso de faltares a uma aula tens 3 dias úteis para entregar a justificação (https://siupt.upt.pt/content/files/requerimentos/requerimento_justificacao_f altas.pdf) ao docente da UC que faltaste.
  15. Tenho mais de um exame no mesmo dia, e agora?
    A Universidade defende que entre os exames seja respeitado um intervalo de 24 horas, e por isso, quando te vires nesta situação deves de entrar em contato com a secretária académica no prazo de 15 dias úteis a contar da publicação do mapa de avaliação intercalar, se for avaliação intercalar e até 15 dias úteis antes do final do período letivo no caso na época normal de exames.
  16. Posso abandonar a sala após desistir da prova de avaliação?
    Após desistires da prova terás de aguardar 30 minutos desde o início da prova para puderes abandonar a sala. E terás uma cotação de zero valores na prova.
  17. Após a realização de um exame, até quando devem ser divulgadas as classificações?
    As classificações de uma prova devem ser divulgadas nos 15 dias úteis seguintes à avaliação, e no mínimo 2 dias úteis antes de um segundo exame que dependa da aprovação do primeiro.
  18. O que é o Erasmus?
    É um programa da União Europeia que abrange as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto. O período de inscrições decorre, normalmente, até finais de março, e a listagem dos países onde é possível realizar Erasmus encontra-se no site da UPT, tal como o boletim de candidatura online.
  19. O que é a B-ON?
    A Biblioteca do Conhecimento Online (B-ON) é uma biblioteca online que tem como principal objetivo assegurar o acesso a um vasto número de publicações de natureza científica e serviços eletrónicos à comunidade académica e científica nacional, para te servir de base a pesquisas/ investigações para possíveis trabalhos académicos.
  20. Métodos de efetuar o pagamento das propinas:
    • Efetuar o pagamento na tesouraria da Universidade;
    • Débito direto;
    • Sistema de MB:
      – Entidade: 20740
      – Referência MB: 0000xxxxx. Onde xxxxx = nº de aluno